Banheiro e Lavabo: Saiba as diferenças e como decorá-los

FOTO BLOG 28.09.2021

Banheiro e lavabo têm uma diferença principal: enquanto o primeiro possui chuveiro, o segundo não tem finalidade de banho. Os lavabos foram criados para maior comodidade, principalmente de visitantes, já que costumam ficar próximos à sala de estar, facilitando o uso do vaso sanitário e pia, para lavar as mãos antes das refeições.

“As residências mais antigas contavam com um só banheiro, grande, projetado para atender a todas as necessidades dos moradores e das visitas. O uso compartilhado acabava gerando uma sensação de privação de liberdade, o que naturalmente alimentava o desejo por mais intimidade na própria casa”, conta Melissa Rossini, gerente de marketing e relacionamento da Fani Metais e Acessórios.

Ela explica que arquitetos e designers de interiores capturaram esse desejo das pessoas e entenderam que era possível adaptar o layout. Partindo do conceito clássico de lavabo, que era o de lavatório para as mãos, eles conseguiram transformá-lo em um ambiente de verdade.

“Hoje, o lavabo é capaz de atender às necessidades básicas na área social, reservando os banheiros para área íntima, podendo ou não estarem associados aos quartos, como suítes”, diz Melissa.

 

 

Decoração de banheiro e lavabo

Por atender a públicos diferentes, a decoração de banheiros e lavabos tende a não seguir a mesma proposta. Os banheiros, na área íntima, vão imprimir o gosto e as necessidades dos moradores, serão ainda mais personalizados quando suítes. Poderão ter itens destinados à higiene pessoal como ducha higiênica e o bidê, além da bancada, espelho, box em vidro e banheira.

“O lavabo, por outro lado, é projetado para impressionar. Não à toa é considerado um cartão de visitas importantíssimo. Certamente é o local ideal para ousar, mas sem exageros – não custa lembrar que lavabos, geralmente, são apertados (de 2 a 5 metros quadrados). A dica é evitar exageros para que as pessoas não se sintam enclausuradas”, detalha Melissa.

Diferente do banheiro, o lavabo pode contar com elementos decorativos, acabamentos e iluminação diferenciados. Um metal de design mais arrojado, por exemplo, é uma ótima escolha para impressionar.

Segundo ela, a maioria dos lavabos possui cubas de apoio ou sobrepor, então os metais mais usados são os de bica alta. “O lavabo geralmente é um ambiente que conta com restrições de ventilação e iluminação natural, portanto, a limpeza é essencial. Por não ser utilizado com a mesma frequência pelos moradores, a higiene do local pode acabar ficando em segundo plano, o que é um erro. E se não há janelas no lavabo, é preciso contar com exaustores”.

Fonte: Revista ZAP em Casa

—————————————————————————————–

Sobre a Brilhar Imóveis

 

A Brilhar Imóveis trabalha com a compra e venda de imóveis em geral e com a comercialização de Consórcio de Imóveis.

A transparência, a confiança e o respeito são os pilares que norteiam a empresa para buscar o melhor negócio para você.


A Brilhar Imóveis contribuirá para a realização do seu sonho, por meio da união das partes interessadas e o encontro da melhor forma de negociação.

 

Acesse o site https://brilharimoveis.com.br/