Não sabe se é melhor escolher varanda ou sacada? Descubra aqui!

FOTO BLOG 05.10.2021

No momento de comprar um apartamento, alguns elementos devem ser considerados. É preciso analisar, por exemplo, quais são as suas necessidades iniciais, uma vez que elas vão influenciar na localização do imóvel, no tamanho, bem como na quantidade de cômodos.

Além disso, se você buscar por locais que tenham diferenciais, como varanda ou sacada, existe a necessidade de entender quais são as diferenças existentes entre os termos e quando cada um deles é indicado para cada tipo de morador.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas sobre o tema e possa acertar na escolha. Continue a leitura e saiba mais!

Quais as diferenças entre varanda e sacada?

Apesar de algumas pessoas pensarem que a diferença entre ambas está no tamanho, o que distingue uma da outra é a forma como é construída. Entenda!

Integração

No caso da varanda, trata-se de uma extensão da fachada dos apartamentos ou das casas. Ou seja, é como se fosse um “cômodo” mais aberto e que proporciona ao morador um local para colocar redes, plantas, mesinha, entre outros tipos de móveis que possibilitam desfrutá-lo com mais comodidade.

Já a sacada é uma parte do imóvel que é construída sobre a superfície externa. Ou seja, não vai seguir o alinhamento do apartamento — como se tivesse fora da construção.

Tamanho

Apesar de o tamanho não ser o critério que diferencia uma da outra, conforme vimos uma varanda pode ter o mesmo tamanho de uma sacada — a estrutura é que se diferencia —, sacadas costumam ser menores. Porém, não impede que o morador possa criar um ar mais intimista e deixá-la de acordo com o perfil das pessoas que frequentam o espaço.

Quais os diferenciais de um imóvel que tenha varanda ou sacada?

Agora que você já conhece as diferenças entre eles, chegou o momento de entendermos quais os diferenciais de contar com um imóvel que tenha varanda ou sacada. Confira!

Mais qualidade de vida

Desde o último ano, estamos com algumas restrições relacionadas à locomoção. Devido a pandemia do novo coronavírus, medidas provisórias foram tomadas pelos governos municipais e estaduais a fim de reduzir o índice de contágio e evitar que o sistema de saúde entrasse em colapso. Nesse sentido, quem mora em apartamento que não tenha nenhuma dessas opções, fica sem um espaço de “respiro” em sua casa.

Varandas ou sacadas contribuem para ampliar a qualidade de vida, já que é uma maneira que permite aos moradores terem contato com o mundo externo e verem o movimento em segurança. Ainda há a possibilidade, por exemplo, de fazer uma varanda gourmet — uma área de lazer e refeição que traz uma informalidade maior do que a sala de jantar normal, proporcionando bons momentos em família.

Um espaço de lazer

Seja qual for a opção de lazer preferida de sua família, esse é um espaço que permite que toda a casa possa usufruir com comodidade. Uma leitura apreciando a vista, um churrasquinho no domingo — principalmente nas varandas gourmets, que já contam com churrasqueira integrada — ou uma confraternização com as pessoas de sua casa: vai depender da sua criatividade!

Agrega valor

Quando você adquire um imóvel, precisa pensar nesse espaço como uma forma de investimento. Futuramente, pode ser que queira trocar o apartamento ou precise mudar de cidade. Nesse sentido, ao vendê-lo, certamente você conseguirá ter um retorno sobre o valor investido. Para isso, existe a necessidade de fazer muitas pesquisas antes de optar por um apartamento, de modo que a aplicação será estratégica.

Quando há varanda ou sacada, o potencial de valorização é maior. Além disso, esse diferencial chama a atenção de potenciais compradores, contribuindo para que as negociações sejam relativamente mais rápidas do que o normal.

Mais beleza para o apartamento

Deixar o apartamento do jeitinho que você sempre quis é um dos grandes diferenciais que proporcionam mais satisfação com o lar. Quando há varanda ou sacada, trata-se de mais um espaço que pode ser personalizado pelo morador de acordo com o seu perfil.

Para otimizar o espaço, indicamos a contratação de um profissional qualificado. Ele vai reunir todas as suas ideias para o local, entender quais são os móveis mais funcionais e buscar sempre por produtos de qualidade e que tenham um bom custo-benefício. Se precisar de alguma obra, ainda terá um cronograma pré-estabelecido, evitando dores de cabeça.

Privacidade

Por fim, não podemos deixar de mencionar sobre a privacidade proporcionada por um espaço como esse. Para quem gosta de encontrar com amigos e familiares, as áreas comuns de prédio nem sempre estão disponíveis. No caso da varanda ou sacada, é uma parte da casa que é exclusivamente seu: não há riscos de ser incomodado por outro morador e nem de o local estar reservado previamente por outra pessoa.

O que levar em consideração ao escolher uma varanda ou sacada?

Conforme vimos, a única diferença entre ambas está na estrutura. Por essa razão, o ideal é você visitar diferentes imóveis que tenham varanda ou sacada. Analise quais são as suas expectativas quanto ao espaço — se a família for pequena e desejar apenas um espacinho mais aberto para leituras ou descanso, não há necessidade de algo muito grande —, entenda as necessidades de obras dos apartamentos visitados e alie com a sua realidade do dia a dia (imóvel próximo a centros comerciais, por exemplo).

Nesse sentido, indicamos também o apoio de empresas que contam com uma boa cartela de imóveis, que trará muitas alternativas para que você faça o filtro e opte por aquele que realmente seja um diferencial para a sua rotina.

Fonte: Moving Blog

—————————————————————————————–

Sobre a Brilhar Imóveis


A Brilhar Imóveis trabalha com a compra e venda de imóveis em geral e com a comercialização de Consórcio de Imóveis.

A transparência, a confiança e o respeito são os pilares que norteiam a empresa para buscar o melhor negócio para você.